
Gerenciamento de Áreas Contaminadas
Na etapa de planejamento para a construção de novos empreendimentos, as empresas devem prestar atenção em um ponto fundamental para o futuro do negócio: a qualidade do terreno.
Assim, antes de realizar a aquisição de um terreno, é recomendado que a empresa faça um estudo de viabilidade para analisar o histórico do terreno e descobrir a existência de restrições. Isso porque é essencial saber se o terreno está contaminado, se encontra-se em processo de licenciamento ambiental ou sendo reutilizado, de acordo com a legislação ambiental vigente.
Para isso são realizados estudos de Investigação de Passivo Ambiental em Solo e Água Subterrânea, que são regulados pela Norma ABNT NBR 15.515, que se divide em:
Parte 1- Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental (Due Dilligence Ambiental)
Parte 2 - Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental
Parte 3 - Investigação Detalhada de Passivo Ambiental
A Resolução CONAMA 420 / 2009 define como "contaminação" a presença de substância(s) química(s) no ar, água ou solo, decorrentes de atividades antrópicas, em concentrações que restrinjam a utilização desse recurso ambiental, definidas com base em avaliação de risco à saúde humana, assim como aos bens a proteger, em cenário de exposição padronizado ou específico.
O desenvolvimento dos estudos de passivo ambiental e o gerenciamento de áreas contaminadas envolve as seguintes etapas:
- Instalação de poço de monitoramento
- Sondagem e coleta de amostras de solo e águas subterrâneas
- Projetos de Remediação de Passivo Ambiental
- Remediação de áreas contaminadas, solos impactados e águas subterrâneas.
Para mais informações entre em contato conosco.
Solicite um orçamento
Para mais informações, por favor entre em contato conosco