top of page
Poço artesiano

Estudos Hidrogeológicos

O que são Estudos Hidrogeológicos


Os estudos hidrogeológicos são investigações técnicas que avaliam as condições das águas subterrâneas (aquíferos). São fundamentais para a segurança hídrica e conformidade legal, especialmente sob as diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97) e as atualizações da Resolução CONAMA nº 396, que estabelece padrões de qualidade e classificação.


A partir destes estudos, determina-se a profundidade do lençol freático, a direção de fluxo da água, a capacidade de fornecimento de água dos aquíferos e a qualidade química do recurso hídrico, bem como eventuais processos de contaminação da água.


Aplicações Principais dos Estudos Hidrogeológicos


  • Outorga de Uso: Documento obrigatório para quem deseja perfurar poços artesianos e utilizar a água para uso industrial, irrigação ou consumo humano.

  • Investigação de Passivos Ambientais: Essencial em processos de auditoria para identificar contaminações no solo que atingiram a água subterrânea.

  • Licenciamento de Aterros, Mineração e Água Mineral: Necessário para prever impactos de atividades que podem alterar o regime de águas ou contaminar reservatórios naturais.

  • Projetos de Abastecimento e Irrigação: necessários para avaliar a qualidade e a disponibilidade de água subterrânea para abastecimento de empreendimentos industriais, consumo humano em geral ou para agricultura irrigada.

  • Modelos Hidrogeológicos: são representações conceituais ou numéricas dos sistemas aquíferos, que permitem compreender a dinâmica das águas subterrâneas e simular cenários futuros de exploração e de mudanças nas condições ambientais. 

  • Estudos isotópicos: a partir da coleta de amostras e análise de isótopos presentes na água, é possível estimar a idade da água subterrânea e avaliar as condições ambientais em que a água se infiltrou no solo, identificando áreas de recarga que devem ser protegidas, por exemplo. 


Obrigatoriedade Legal


Para regularizar um poço ou realizar estudos de impacto ambiental, prospecção ou monitoramento de aquíferos, é necessário um geólogo habilitado para conduzir um estudo hidrogeológico. O processo deve seguir as normas do CREA e as exigências dos órgãos gestores, como a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) ou órgãos estaduais de recursos hídricos (como o INEA, IGAM ou DAEE).

A falta desses estudos em atividades industriais ou agrícolas pode resultar em multas gravíssimas, além da interdição imediata do uso da água conforme a legislação ambiental vigente.


A HIDROGEOLÓGICA é especialista na realização de estudos hidrogeológicos diversos, como para monitoramento de aquíferos, locação de poços, avaliação de qualidade das águas, caracterização hidrogeológica, estudos isotópicos, etc.

Contato

Para mais informações, por favor entre em contato conosco

    Obrigado pelo envio!

    bottom of page